Conselho valida vitória de Hassan Rohani, que tomará posse em agosto no Irã

Publicado em 30/05/2017 - 16:45 Por Da Agência EFE - Teerã

O Conselho de Guardiães do Irã confirmou nesta terça-feira (30) a validade dos resultados do pleito presidencial deste mês no país, que reelegeu Hassan Rohani para seu segundo mandato, cuja cerimônia de posse deve ocorrer em 6 de agosto, ao término de sua primeira gestão. A informação é da agência EFE.

A decisão foi tomada depois que o órgão responsável por supervisionar as eleições analisou as denúncias de irregularidades apresentadas por alguns candidatos, segundo a imprensa estatal. Rohani foi reeleito com 57% dos votos, contra 38% do segundo colocado, o clérigo conservador Ebrahim Raisi.

Derrotado nas urnas, Raisi denunciou irregularidades no processo eleitoral, como a de que escritórios do governo teriam sido usados pela campanha de Rohani e a de que em vários distritos nos quais ele era favorito as cédulas chegaram com horas de atraso.

Diante destas críticas, o Ministério do Interior defendeu a lisura das eleições, afirmando que aconteceram de forma "totalmente legal e limpa".

O deputado Ahmad Amirabadi explicou à imprensa que a cerimônia de posse de Rohani será realizada quatro ou cinco dias após a sua ratificação por parte do líder supremo, Ali Khamenei. Após a posse, o presidente terá duas semanas para apresentar a composição do novo governo ao Parlamento iraniano.

Últimas notícias