Otan estuda pedido de tropas adicionais para o Afeganistão

Publicado em 10/05/2017 - 18:47 Por Da Agência Reuters - Londres e Bruxelas

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está estudando um pedido de autoridades da aliança militar para o envio de mais tropas ao Afeganistão. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (10) que a organização vai tomar uma decisão sobre o assunto dentro de semanas. As informações são da Reuters.

A solicitação do que Stoltenberg disse serem "cerca de alguns milhares" de soldados a mais reflete a preocupação do Ocidente com a piora da situação de segurança no Afeganistão, com ganhos territoriais de militantes do Taliban e baixas militares e civis.

"Estamos analisando esse pedido. Tomaremos decisões sobre a escala e a abrangência da missão dentro de semanas, mas não se trata de voltar a uma operação de combate no Afeganistão", afirmou  Stoltenberg, depois de se encontrar com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

A Otan já tem cerca de 13.450 militares em solo afegão, incluindo cerca de 6.900 dos Estados Unidos, que estão treinando as Forças Armadas locais para que futuramente assumam a segurança do país. Stoltenberg enfatizou que quaisquer elementos adicionais não terão funções de combate. "Continuará sendo uma operação de treinamento, assistência e aconselhamento", acrescentou.

Os ministros da Defesa da Otan podem tomar uma decisão em junho, de acordo com uma autoridade da organização, já que a cúpula de líderes da Otan, que acontece em Bruxelas no dia 25 de maio, “provavelmente é cedo demais”.

Quase 16 anos depois de os EUA tentarem depor o taliban afegão, que acolheu militantes da Al Qaeda por trás de ataques em Nova York e Washington, o Ocidente continua enredado em um esforço para estabilizar o país, que lida com rebeldes ressurgentes.

Últimas notícias