Coreia do Norte ameaça acelerar programa nuclear perante sanções

Publicado em 16/05/2017 - 09:15 Por Da Agência EFE - Seul

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira (16) que pretende acelerar ainda mais seu programa armamentista e nuclear diante das sanções e da pressão internacional sobre o país, que, em sua opinião,  constituem uma "agressão" comandada pelos Estados Unidos e novas forças hostis. A informação é da Agência EFE.

O ministério norte-coreano de Assuntos Exteriores fez hoje a advertência em comunicado divulgado pela agência estatal KCNAm Na nota, o ministério relaciona as sanções que pesam sobre o país há décadas, pelos seus sucessivos testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos.

"As desprezíveis sanções e a pressão imposta sobre a DPRK (sigla em inglês de República Democrática Popular da Coreia, nome oficial do país) chegaram ao extremo", diz o comunicado.

Diante do aumento da pressão, "o ódio e a ira do Exército e do povo só aumentarão, e a DPRK vai acelerar ainda mais o desenvolvimento de sua força nuclear para cortar pela raiz a base dessa agressão", acrescenta a nota.

O comunicado também se refere às sanções que pesam atualmente sobre o regime, que afetam 15 órgãos do Partido dos Trabalhadores e do governo, 73 entidades e cerca de 90 indivíduos, bem como 16 aviões e navios de carga, "nenhum dos quais está associado ao transporte de munição", segundo o ministério.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, no começo do mês, nova resolução que amplia as sanções econômicas impostas à Coreia do Norte pelo seu programa balístico e nuclear, que vem intensificando apesar das advertências.

O governo norte-coreano já fez este ano dez testes de mísseis de diferentes tipos. A decisão elevou a tensão na região e suscitou uma enérgica resposta por parte do governo de Donald Trump, que aumentou seu aparato militar perto da peninsula da Coreia e, inclusive, manifestou a possibilidade de fazer ataques preventivos.

Últimas notícias