Países da OEA negociam novo acordo sobre Venezuela na Assembleia em Cancún

Publicado em 20/06/2017 - 16:15 Por Da Agência EFE - Cancún (México)

Um grupo de países da Organização dos Estados Americanos (OEA), liderado pelo México, negocia um projeto de resolução sobre a crise da Venezuela buscando aprová-lo na 47ª Assembleia Geral da entidade, em Cancún. A tentativa ocorre após não ter havido um acordo sobre o assunto ontem (19), em uma reunião de chanceleres dos países membros da OEA. A informação é da agência EFE.

O grupo que busca o acordo teve reuniões ontem (19) à noite e hoje (20) pela manhã, para que a Assembleia Geral de Cancún, que termina nesta quarta-feira (21), não se encerre sem um grande acordo regional com propostas sobre a crise venezuelana.

As nações que buscam a resolução - entre elas as mais potentes da região como os Estados Unidos, Brasil e Canadá - tentam convencer pelo menos três países a se somarem aos 20 que ontem apoiaram sua proposta, para assim reunir uma maioria incontestável de dois terços. Entre os países que podem aderir estão Trinidad e Tobago, Granada, El Salvador e Haiti, disseram à EFE fontes diplomáticas.

A proposta apresentada ontem, negociada por um amplo grupo de países, pedia o cancelamento da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela e fracassou ao obter 20 votos a favor, oito abstenções, cinco contra e uma ausência - a da Venezuela.

De acordo com o regulamento da Assembleia da OEA, só seriam necessários 18 votos, mas o grupo quer mostrar que tem o apoio requerido na reunião de chanceleres, de dois terços dos 34 Estados representados no encontro.

Ainda não há uma proposta final de texto, mas ele pode ser similar ao que foi votado na segunda-feira sem sucesso. Pontos que sem dúvida estariam incluídos seriam o pedido ao governo venezuelano para que inicie um novo processo de diálogo com a oposição, acompanhado por um grupo de países ou outro mecanismo, bem como a solicitação para abrir um canal humanitário.

Últimas notícias