Após sete anos, Argentina ratifica acordo comercial entre o Mercosul e o Egito

Publicado em 19/07/2017 - 19:42 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

A Argentina ratificou nesta quarta-feira (19) um acordo entre o Mercosul e o Egito, firmado em 2010, para eliminar as tarifas de 60% dos produtos exportados ao país africano, disseram fontes oficiais. A informação é da EFE.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, o acordo abrangerá 100% das exportações em um prazo de dez anos, representando uma "melhoria competitiva essencial para as empresas que exportam para o Egito".

Com a ratificação do acordo comercial, alimentos [como cereais, azeites, carnes, frutas e verduras], automóveis, produtos para a extração de hidrocarbonetos e máquinas agrícolas são os principais produtos que serão beneficiados.

O governo do presidente Mauricio Macri lembrou no comunicado que o acordo foi assinado em 2010 entre o Mercosul e o Egito, mas a Argentina era o único país do bloco que não o tinha ratificado.

No ano passado, a Argentina exportou US$ 1,8 bilhão ao Egito, a segunda maior economia da região, com uma perspectiva de crescimento de 6% neste ano. Por isso, o acordo é uma grande oportunidade para os consumidores da região e para os países do Mercosul.

Últimas notícias