Após três anos, Grécia volta ao mercado financeiro com bônus a 4,625%

Publicado em 25/07/2017 - 14:40 Por Da EFE - Atenas

Após três anos fora do mercado financeiro, a Grécia colocou nesta terça-feira (25) um total de 3 bilhões de euros em títulos de cinco anos, a uma taxa de juros de 4,625%. As informações são da agência de notícias EFE.

Segundo informou o governo, a demanda deste bônus com vencimento em 2022 foi de 6,5 bilhões de euros, mais que o dobro do objetivo, e mais de 200 investidores demonstraram interesse em adquirir os títulos.

Em um comunicado, o governo de Alexis Tsipras afirmou que o sucesso desta volta ao mercado "confirma o bom comportamento da economia grega, que está fazendo um progresso constante para a saída definitiva da crise e dos programas de resgate".

Segundo o comunicado, o interesse de mais de 200 investidores pelo bônus "constitui um voto de confiança da comunidade investidora internacional no progresso da economia grega".

O leilão foi dirigido especificamente para resgatar um bônus emitido também em 2014 pelo então governo do conservador Andonis Samaras, cujo rendimento era de 4,95%.

O valor nominal dos bônus que venciam em 2019 era de 4,03 bilhões de euros, de modo que a demanda superou amplamente este volume.

O governo tinha colocado como meta alcançar um rendimento que estivesse abaixo dos 4,95% e dar com isso um primeiro passo para a emancipação da Grécia dos programas de assistência financeira.

O terceiro resgate, cujo desembolso máximo será de 86 bilhões de euros, vence em agosto de 2018 e a partir dessa data a Grécia deverá se financiar exclusivamente nos mercados, ou solicitar nova ajuda caso necessite.

Últimas notícias