Guarda costeira grega resgata 177 refugiados no mar em 24 horas

Publicado em 28/07/2017 - 08:36 Por Da EFE - Atenas

A guarda costeira da Grécia resgatou 177 migrantes e refugiados em três operações de resgate realizadas nas últimas 24 horas nas águas do Mar Egeu. As informações são da agência de notícias EFE.

Segundo informou a guarda costeira grega em um comunicado, as operações de salvamento foram efetuadas em águas próximas às ilhas de Lesbos e Samos.

Ao mesmo tempo, nas últimas 24 horas se registrou um pico de chegadas às ilhas do Egeu.

Segundo os dados oficiais disponibilizados diariamente pelo Ministério de Migração grego, desde ontem pela manhã até hoje se contabilizaram 341 chegadas, 152 das quais foram em Samos; 148 em Lesbos e o restante em outras ilhas do mar Egeu.

Neste ano, cerca de 11 mil pessoas chegaram à Grécia vindas da Turquia. Em todo ano de 2016, 173 mil migrantes chegaram ao país e em torno de 1 milhão em 2015, o ano em que começou a crise de refugiados.

Atualmente, há em todo o território grego pouco mais de 62 mil migrantes e refugiados, dos quais 11 mil  se encontram nas ilhas.

Em virtude do acordo de devolução à Turquia, assinado em março de 2016, todos os refugiados que entrem na Grécia devem ser devolvidos, exceto se obtiverem asilo politico.

Ao continente só podem ser transferidos se obtiverem asilo ou pertencerem a grupos vulneráveis, como mulheres com crianças, menores não acompanhados, pessoas com graves problemas de saúde ou vítimas de tortura.

Além disso, aqueles que cometeram algum delito também são transferidos. Eles devem ingressar em centros vigiados à espera de deportação.

Últimas notícias