Oposicionista venezuelano preso desde 2014 é transferido para regime domiciliar

Publicado em 08/07/2017 - 18:00 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Télam, Caracas-Venezuela 18/02/2014: El dirigente opositor venezolano Leopoldo López (c) se entregó hoy a la Guardia Nacional, ante sus seguidores que cantaron consignas en su apoyo al momento de la detención ocurri

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López no momento de sua prisão, em 2014 Arquivo/Juan Barreto 

Um dos principais nomes da oposição ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o economista e ex-prefeito de Chacao, Leopoldo López, que estava preso desde 2014, foi transferido para o regime de prisão domiciliar na madrugada de hoje (8).

Segundo o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano, a medida humanitária foi concedida em virtude do estado de saúde de López. Em 2015, o dirigente do partido Vontade Popular (VP) foi condenado a quase 14 anos de prisão por, segundo a Justiça venezuelana, ter incitado a violência durante manifestações populares contra o governo Maduro. Quarenta e três pessoas morreram e centenas ficaram feridas durante os protestos.

A transferência foi autorizada ontem (7), mas López só chegou a sua casa na madrugada deste sábado. O político fez uma aparição na varanda de sua casa para jornalistas e apoiadores que estavam reunidos no local. Segundo o líder do Parlamento, Freddy Guevara, do mesmo partido, López opositor retorna “mais comprometido com a luta pela liberdade” e a oposição continuará nas ruas com mais força e determinação.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias