Países árabes analisam resposta do Catar sobre acusações de apoiar terrorismo

Publicado em 05/07/2017 - 10:31 Por Da Télam - Cairo

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito confirmaram hoje (5), por meio de comunicado conjunto, que receberam a resposta do Qatar às suas exigências, antes que terminasse o ultimato que vencia à meia-noite de hoje.  Os quatro países afirmaram que "responderão em seu devido tempo". A informação é da agência argentina Télam.

Os líderes desses países têm uma reunião agendada para hoje no Cairo para estudar os próximos passos nas relações com o Qatar, país acusado de apoiar grupos terroristas. Doha rechaça a acusação, segundo a agência de notícias EFE.

Em entrevista coletiva ontem (4), o ministro de Relações Exteriores do Qatar, Mohamed bin Abderrahman al Zani, não quis detalhar o conteúdo da resposta formal e voltou a qualificar as exigências dos países vizinhos como "ilegais" e "irreais".

Em 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito anunciaram que rompiam suas relações diplomáticas, fechavam o espaço aéreo e suspendiam todo o comércio com a monarquia rica em gás do Qatar.

O argumento desses países, aos quais se juntaram outras nações islâmicas, foi de que Doha apoiava "grupos terroristas", o governo do Irã e financiava meios de comunicação – como a rede Al Jazeera – que promovem a "desestabilização" da região.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias