Trump e Merkel conversam por telefone sobre mudanças climáticas antes do G20

Publicado em 05/07/2017 - 05:52 Por Da Agência Xinhua - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma conversa por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes da cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha, informou a Casa Branca.

"Numa extensa discussão, os líderes abordaram as questões climáticas, a Iniciativa de Financiamento das Empreendedoras da Mulher e o comércio, incluindo a capacidade global do aço," disse a Casa Branca em comunicado.

Embora a declaração da Casa Branca não tenha mencionado isso, um porta-voz do governo alemão informou que uma reunião entre Merkel e Trump "provavelmente acontecerá no início da noite de quinta-feira [6]", antes da Cúpula do G20 que ocorrerá nos próximos dias 7 e 8.

O telefonema entre os dois líderes ocorreu dias depois de Merkel prever conversas muito difíceis sobre as mudanças climáticas e o comércio durante o encontro.

"Quem quer que acredite que os problemas deste mundo possam ser resolvidos pelo isolacionismo e o protecionismo está cometendo um tremendo erro," disse Merkel em discurso no Parlamento alemão.

Uma das maiores críticas da decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, a chanceler classificou o tratado climático de irreversível" e inegociável.

"Nós iremos e devemos enfrentar esse desafio existencial," disse ela. "Não podemos e nem esperamos até que todas as pessoas do mundo possam estar convencidas das mudanças climáticas por meio de evidências científicas."

Últimas notícias