Conflito na Ucrânia entra no quarto ano com 1,6 milhão de deslocados

Publicado em 13/08/2017 - 15:55 Por Da ONU News - Nova York (EUA)

epaselect epa04087613 Riot police officers stand opposite anti-government protesters during on-going demonstrations on Independence Square in downtown Kiev, Ukraine, 19 February 2014. Twenty-five people were killed and

Os violentos conflitos na Ucrânia geraram grandes deslocamentos populacionaisAgência Lusa/Arquivo

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), afirmou esta semana que o conflito na Ucrânia entra no quarto ano com 1,6 milhão de pessoas deslocadas e em busca de segurança, habitação adequada e acesso a empregos. A informação é da ONU News.

Segundo a Acnur, "a segurança continua sendo a principal preocupação para quase 800 mil pessoas que vivem perto da chamada “linha de contato”, em Donetsk e Luhansk, no leste do país. Os combates esporádicos nessa região continuam causando danos à infraestrutura civil gerando novas necessidades humanitárias e criando novos riscos de deslocamento.

Em junho, o Serviço de Guarda de Fronteira da Ucrânia registrou mais de 1,1 milhão de pessoas cruzando a linha divisória na região leste. A agência da ONU está preocupada com as dificuldades dos ucranianos em relação à liberdade de movimento, especialmente no momento em que cruzam a linha de conflito.

Acesso limitado

A Acnur cita longas filas e espera nos postos de segurança, onde as pessoas que estão aguardando têm acesso limitado a serviços básicos como água, banheiros e cuidados de saúde. Segundo a agência, isso acaba cria dificuldades para as pessoas com problemas de mobilidade e necessidades especiais, em particular idosos e mulheres com crianças pequenas.

A ONU pediu a todas as partes envolvidas no conflito que garantam a proteção dos civis e dos acampamentos que abrigam os deslocados.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias