Ex-negociador de paz com as Farc quer ser candidato à Presidência da Colômbia

Publicado em 09/08/2017 - 17:41 Por Da Agência EFE - Bogotá

Humberto de la Calle

Humberto de la CalleFoto: Leonardo Muñoz/EFE/Arquivo

O ex-negociador do governo colombiano nos diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Humberto de la Calle, anunciou nesta quarta-feira (9) que deseja concorrer à Presidência do país nas eleições de 2018. A informação é da EFE.

"Tomei a decisão de colocar meu nome à disposição dos colombianos como candidato presidencial", disse Da Calle em uma coletiva de imprensa em Bogotá, quando esclareceu que não pedirá apoio das Farc para uma proposta política. Mas demonstrou interesse em buscar uma coalizão de movimentos para respaldar sua aspiração presidencial e "ganhar no primeiro turno".

Da Calle, que durante quatro anos comandou a equipe do presidente Juan Manuel Santos nas conversas que levaram à assinatura de um acordo de paz com as Farc em novembro de 2016, assegurou que se sente "capacitado para conduzir o país pelo caminho da paz, do diálogo, da união entre todos, para levá-lo adiante".

O ex-chefe negociador assegurou que tem "uma dívida de lealdade com o presidente Santos" por tê-lo permitido participar das negociações de paz em Havana, mas disse que não foi "propriamente um membro do governo” e "nem tem responsabilidades sobre outras políticas deste mandato”.

"Me sinto em liberdade de seguir um caminho de transformação e mudança", acrescentou Da Calle, que já foi vice-presidente da Colômbia entre 1994 e 1996, ministro do Interior e magistrado da Suprema Corte de Justiça, entre outros cargos.

Edição: z

Últimas notícias