Jovens são imprescindíveis para superação da crise na Líbia, diz ONU

Publicado em 21/08/2017 - 17:30 Por Da ONU News - Trípoli

Jovem em Trípoli, capital da Líbia

Jovem em Trípoli, capital da LíbiaFoto: ONU/Iason Foounten (arquivo)

A vice-representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Líbia destacou hoje (21) a importância de se aproveitar o potencial da juventude nos esforços para tornar sustentável a reconciliação e a estabilização do país. Maria do Valle Ribeiro declarou em entrevista à ONU News, em Trípoli, que essas ações dependem "das estratégias de reconciliação e de diálogo" para ultrapassar os desafios do país na política e na economia.

Maria do Valle. que também é vice-chefe da Missão da ONU na Líbia (Unsmil), disse que mais de 35% dos habitantes do país africano tem menos de 21 anos e são “uma força para ajudar a ultrapassar a crise" surgida após a queda do líder Muammar Kadaffi, em 2011.

"Estes jovens precisam não só de educação, mas de sentir confiança de que vão ter oportunidades. ´Daí ser importante nas estratégias políticas e econômicas lembrar que realmente há uma juventude muito importante e muito grande que está a espera e que quer participar na construção de uma nova Líbia.

A representante da ONU disse que é necessário evitar o "risco do envolvimento da juventude em atividades ilícitas", no país onde uma das grandes preocupações tem sido o tráfico de seres humanos.

Edição: -

Últimas notícias