Portugal enfrenta dois grandes incêndios no centro do país

Publicado em 11/08/2017 - 08:40 Por Da EFE - Lisboa

Um avião é usado pelos bombeiros para ajudar no trabalho de extinção de um incêndio em Carreira do Mato, Abrantes, no centro de Portugal

Um avião é usado pelos bombeiros para ajudar no trabalho de extinção de um incêndio em Carreira do Mato, Abrantes, no centro de PortugalMiguel Lopes/EFE/EPA/direitos reservados

Cerca de mil bombeiros, com apoio de meios terrestres e aéreos, estão combatendo nesta sexta-feira (11) dois grandes incêndios  ativos nos distritos de Setúbal e Santarém, no centro de Portugal. As informações são da EFE.

Em ambos os casos, o fogo apresenta "sinais de que começa a ceder", declarou à imprensa a porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

No total, oito incêndios continuam ativos nesta manhã no país, mas apenas esses dois são considerados de "grandes dimensões" e "preocupantes".

Como medida de precaução, as autoridades locais mantêm interditadas várias estradas da região, entre elas uma rodovia nacional.

O incêndio que mobiliza mais recursos é o que começou na quarta-feira (9) nos limites municipais de Abrantes, em Santarém, onde 731 bombeiros combatem as chamas, com apoio de 240 veículos e oito aviões, entre os quais dois espanhóis e um marroquino.

No foco de Grândola, no distrito de Setúbal, cerca de 250 bombeiros, apoiados por 74 veículos e dois helicópteros, trabalham para conter as chamas.

Segundo Patrícia Gaspar, as previsão meteorológicas, marcadas por altas temperaturas no centro do país e acompanhadas de ventos com rajadas fortes, não devem mudar nas próximas horas.

A situação hoje, no entanto, é melhor que a de ontem, dia em que, segundo balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil, foram mais de 200 focos em todo o país.

Um deles obrigou inclusive a interdição do trânsito na rodovia A1, que liga as cidades de Lisboa e Porto, em seu trecho que passa pelo município de Mealhada, no distrito de Aveiro, no centro do país

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias