Putin promete maior cooperação com a Turquia para um cessar-fogo na Síria

Publicado em 28/09/2017 - 18:52 Por Da Agência EFE - Ancara

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje (28) em Ancara que seu país estreitará mais a colaboração com a Turquia para implementar os acordos celebrados em Astana (capital do Cazaquistão) sobre um cessar-fogo na Síria. A informação é da EFE.

"Nas negociações de Astana em setembro chegamos a um acordo para controlar conjuntamente quatro áreas de cessar-fogo na Síria, sendo os países fiadores a Rússia, a Turquia e o Irã", lembrou Putin em coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela emissora NTV.

"Este sucesso foi possível, em grande parte, graças aos esforços do (presidente turco) Erdogan", salientou Putin, que falou à imprensa ao lado de seu anfitrião, durante uma visita oficial à Turquia.
O presidente russo ressaltou que "é preciso continuar cooperando para parar esta guerra civil fratricida e para acabar totalmente com os terroristas".

A respeito do referendo independentista do Curdistão iraquiano, realizado segunda-feira passada, Putin indicou que a postura da Rússia já tinha sido expressada pelo Ministério de Relações Exteriores.

De sua parte, Erdogan disse que "concordamos plenamente que é preciso proteger a integridade territorial tanto da Síria como do Iraque. Lamentavelmente, as autoridades regionais cometeram um grande erro ao realizar o referendo, apesar de todas as nossas advertências amáveis, e temos que prevenir que cometam erros ainda maiores", acrescentou o presidente turco.

Ambos os líderes ressaltaram a excelente evolução das suas relações bilaterais, tanto no setor comercial como no do turismo. Nesse sentido, Putin destacou que o turismo russo com destino à Turquia tinha se multiplicado por 11 nos últimos sete meses, até alcançar 2,5 milhões de viajantes.

O presidente russo chegou hoje à tarde a Ancara, onde foi recebido com honras militares por Erdogan. Depois, ambos participaram de um jantar de trabalho com suas respectivas delegações, antes de uma reunião pessoal.

Edição: -

Últimas notícias