China espera que EUA voltem ao Acordo Climático de Paris

Publicado em 31/10/2017 - 10:38 Por Da EFE* - Brasília

A China fez um apelo nesta terça-feira (31) para que os Estados Unidos voltem a integrar o Acordo Climático de Paris e contribuam com a agenda global sobre a luta contra a mudança climática. "Esperamos que os EUA retornem à grande família do acordo de Paris (...) e deem contribuições positivas à nossa Terra", declarou o representante especial da China para mudança climática, Xie Zhenhua, citado pelo jornal South China Morning Post. As informações são da EFE*.

Zhenhua se pronunciou sobre a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 23, que será realizada em Bonn, na Alemanha, entre os dias 6 e 17 de novembro, a fim de avançar na implementação do Acordo de Paris e mostrar unidade após a saída dos EUA.

No último mês de junho, o presidente americano, Donald Trump, cumpriu uma das suas polêmicas promessas de campanha e anunciou a retirada do país de tal acordo, embora tenha deixado a porta aberta à sua reintegração no futuro ou a negociar outro acordo "mais justo" para os EUA.

"Aconteça o que acontecer, a China implementará o Acordo de Paris e cumprirá 100% dos seus compromissos", afirmou Xie, que mostrou disposição da China, o maior emissor de gases do efeito estufa do planeta, de seguir cooperando com os EUA apesar da sua saída.

A China espera, por exemplo, poder colaborar com os Estados Unidos em questões relacionadas com a mudança climática como energias renováveis, conservação dos recursos naturais e pesquisa.

Para Xie, a COP 23 permitirá elaborar uma minuta que inclua todas as necessidades do acordo e servirá de guia para que todas as partes façam a implementação do mesmo em 2018.

Durante sua campanha eleitoral, Trump criticou duramente o Acordo de Paris, que inclui a meta proposta pelo ex-presidente Barack Obama de reduzir até 2025 as emissões de gases do efeito estufa em entre 26% e 28% em relação aos níveis de 2005, e chegou a qualificar a mudança climática como um fenômeno de "invenção" dos chineses.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

 

Edição: -

Últimas notícias