China testa primeiro sistema público de transporte rápido sem motorista

Publicado em 24/10/2017 - 08:52 Por Da Agência EFE* - Xangai

O primeiro sistema público de transporte rápido sem motorista do mundo foi testado com sucesso na cidade chinesa de Zhuzhou, na província de Hunan, informou nesta terça-feira (24) a agência oficial de notícias Xinhua.

Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o veículo de três vagões, uma mistura entre ônibus, trem e bonde, mede 32 metros de comprimento, tem velocidade máxima de 70 quilômetros por hora e está equipado com sensores para ler as dimensões de uma estrada.

No teste, o veículo levou os passageiros ao longo de pistas virtuais nas ruas de Zhuzhou durante 24 horas e um percurso de três quilômetros.

O sistema e o veículo foram desenvolvidos pelo setor de pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produz peças para a ferrovia de alta velocidade da China.

"Operando em pistas virtuais, por meio de sensores montados no veículo, o trem pode ajustar sua tração, frenagem e indicações às ordens do sistema central", disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC Zhuzhou Locomotive, acrescentando que o veículo será lançado oficialmente no próximo ano.

A empresa informou ainda que o sistema custa o equivalente a 20% de um sistema de bonde tradicional.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias