Comissão Europeia quer finalizar acordo com o Mercosul o mais rápido possível

Publicado em 03/10/2017 - 17:45 Por Da Agência EFE - Bruxelas

supermercados

Um dos setores beneficiados com o acordo seria o de comida processadaFoto EBC/Arquivo

O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Fomento do Emprego, Jyrki Katainen, afirmou nesta terça-feira (3) que a União Europeia (UE) quer finalizar em breve tempo as negociações sobre o acordo comercial com o Mercosul. A informação é da agência EFE.

"Encontraremos soluções com os Estados-membros sobre as questões pendentes, faremos a nossa proposta e trataremos de finalizar as negociações o mais rápido possível", assegurou o politico finlandês em coletiva de imprensa.

Questionado sobre a falta de acordo entre alguns membros da UE sobre a proposta da carne bovina apresentada ao bloco sul-americano, Katainen explicou que os comissários europeus abordaram a situação de forma geral, porque "às vezes é fácil perder-se nos detalhes". Ele reconheceu a importância do tema nas negociações e admitiu que estão sendo levadas em conta as preocupações de alguns países.

Além disso, ele se referiu ao que o bloco pode conseguir se chegar a um acordo político "antes do fim do ano" e destacou os setores beneficiados, como os produtores de automóveis, comida processada e químicos.

Dimensão política

"Além do acordo comercial ser muito positivo para criar postos de trabalho, para a competitividade e para o crescimento econômico, o mesmo também tem uma dimensão política", acrescentou o representante da UE, sem citar de forma explícita o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se mostrou contra os acordos de livre-comércio em diversas ocasiões.

Diante das dificuldades para avançar nas negociações sobre o pacto comercial com Washington, Bruxelas se concentrou durante os últimos meses em desenvolver um tratado comercial com o Japão; colocar em andamento, de forma provisória o acordo firmado com o Canadá; e acelerar as conversas com o Mercosul.

"O mundo mudou, o comércio se transformou em uma questão mais política e queremos reforçar uma ordem mundial baseada em normas", declarou o ex-primeiro-ministro da Finlândia, ao ressaltar que a própria União Europeia é uma organização de livre-comércio.

Nova rodada

Negociadores da UE e do Mercosul iniciaram ontem (2), em Brasília, uma nova rodada de discussões em torno do acordo comercial que ambos os blocos buscam há quase duas décadas e pretendem concretizar antes do fim deste ano.

Nesta etapa da negociação deverão ser abordadas as sérias diferenças que existem com relação ao setor agrícola, ao qual tanto o Mercosul como a UE atribuem boa parte das dificuldades para chegar a um acordo definitivo.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai exigem do bloco europeu uma maior abertura para os seus produtos agrícolas, mas um grupo de países liderado por França, Irlanda e Bélgica preferiria deixar a discussão desse espinhoso assunto para uma próxima reunião.

No entanto, outro grupo formado por Alemanha, Espanha, Portugal e Itália, entre outros, defende a tese de que "chegou a hora" de encarar a parte mais difícil da negociação, com o objetivo de reduzir o caminho para o anúncio de, pelo menos, um princípio de acordo antes do fim do ano.

Edição: -

Últimas notícias