Espanha decide destituir presidente da Catalunha e convocar eleição regional

Publicado em 21/10/2017 - 10:37 Por Da Agência EFE - Madri

O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, anuncia intervenção na Catalunha em entrevista no Palácio Moncloa, em Madri

O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, anuncia intervenção na Catalunha em entrevista no Palácio Moncloa, em MadriReuters/Juan Carlos Hidalgo/Pool/Direitos Reservados 

O governo da Espanha decidiu hoje (21) destituir o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, todos seus conselheiros, e convocar eleições no prazo máximo de seis meses em aplicação do Artigo 155 da Constituição para restaurar a legalidade na região autônoma. A informação é da Agência EFE. 

O Conselho de Ministros decidiu hoje adotar uma série de medidas, que ainda precisam ser autorizadas pelo Senado, para assumir o controle da Catalunha e restabelecer a ordem constitucional diante da “desobediência rebelde” das autoridades regionais, que iniciaram um processo de independência.

A responsabilidade de dissolver o parlamento da Catalunha para convocar novas eleições caberá ao presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, que espera que isso seja possível assim que a normalidade seja recuperada na região.

Em entrevista coletiva, Rajoy argumentou que os objetivos da aplicação do Artigo 155 são, nesta ordem, retomar a legalidade, restabelecer a normalidade, manter a recuperação econômica e realizar eleições na Catalunha.

O governo da Espanha decidiu aplicar a Constituição depois de Puigdemont ter alertado na quinta-feira (19) que o parlamento catalão poderia votar a independência se não houvesse diálogo entre as partes.

O Artigo 155 da Constituição espanhola estabelece que, se uma autoridade autônoma não atende aos requerimentos para voltar à legalidade, o governo pode aprovar um decreto com medidas concretas para assumir as responsabilidades regionais.

 

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

 

Últimas notícias