Governo mexicano põe em alerta seis estados após roubo de fonte radiativa

Publicado em 17/10/2017 - 08:51 Por Da EFE - Cidade do México

O governo do México deixou em alerta, ontem (16),  seis estados do país após o roubo de uma fonte radiativa de Irídio-192, ocorrido na cidade de Tepic, capital de Nayarit.  A informação é da Agência EFE.

A fonte radiativa, uma equipe de radiografia industrial, foi roubada pela janela de uma caminhonete estacionada em um hotel do centro de Tepic, informou a Coordenação Nacional de Proteção Civil em um comunicado.

O roubo ocorreu às 10h (horário local, 14h de Brasília), deste dia 16 de outubro, de acordo com a Comissão Nacional de Segurança Nuclear e Salvaguarda (CNSNS).

Diante do risco para a saúde humana pela possibilidade do Irídio-192 ser extraído do seu recipiente, a Proteção Civil decidiu emitir o alerta para os estados de Nayarit, Sinaloa, Durango, Zacatecas, Aguascalientes e Jalisco.

A fonte radiativa é "baixo risco" e não é perigosa se for mantida no recipiente, mas sendo retirada do local e não manuseada de maneira apropriada, seu contato prolongado pode causar lesões permanentes, afirmou a Proteção Civil.

O alerta inclui a recomendação de não permanecer perto do equipamento, estabelecer um perímetro de pelo menos 5 metros, registrar as pessoas que se aproximaram da fonte e informar imediatamente a sua localização.

O México teve pelo menos outros dez incidentes de roubo de material radiativo desde o final de 2013, o mais recente deles, em agosto, de um densímetro nuclear no estado de Nuevo León, no norte do país.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias