Líderes da "revolução dos guarda-chuvas" são soltos após pagar fiança

Joshua Wong e Nathan Law saíram da prisão depois de pagar fiança de US

Publicado em 24/10/2017 - 08:11 Por Da Agência EFE* - HONG KONG

epa04437794 Pro-democracy protesters take a rest during the mass civil disobedience campaign Occupy Central, in Mong Kok, Hong Kong, China, 09 October 2014. Hong Kong's Chief Executive Leung Chun-ying received mill

Manifestantes descansam durante protesto por mais participação política, que fechou ruas de Hong Kong, na ChinaMAST IRHAM

Dois dos líderes estudantis dos protestos da chamada "revolução dos guarda-chuvas" de 2014 em Hong Kong, Joshua Wong e Nathan Law, saíram nesta terça-feira (24) da prisão sob fiança, após serem condenados por comandar essas mobilizações. A informação é da Agência EFE.

O presidente do Tribunal Final de Apelação de Hong Kong, Geoffrey Ma Tao-li, decidiu hoje pôr em liberdade os dirigentes estudantis, após o pagamento de uma fiança de US$ 6.400 em ambos os casos. Eles tinham sido presos em agosto deste ano,

Os líderes da organização política democrática Demosisto tinham sido condenados a penas de seis a oito meses de prisão, junto com o ex-líder sindical estudantil Alex Chow, por sua liderança nos enfrentamentos com os escritórios do chefe de governo e do Parlamento de Hong Kong, que acabaram gerando uma ocupação que durou 79 dias.

Os três dirigentes já tinham cumprido sentenças relacionadas a trabalhos comunitários no ano passado, aplicadas por um magistrado de Hong Kong, mas em agosto, em uma revisão pedida pelo governo local, o Tribunal de Apelações resolveu estender a condenação a penas de prisão.

O trio está à espera de uma apelação ao alto tribunal para que as penas de prisão sejam comutadas pelas ordens de serviço comunitário que cumpriram anteriormente.

Wong, de 21 anos, foi condenado a seis meses de prisão por assembleia ilegal, enquanto Law, de 24 anos e cuja cadeira no Parlamento de Hong Kong foi suspensa por uma ordem judicial em julho, foi condenado a passar oito meses atrás das grades.

Chow, que cumpre pena de sete meses também por participação em reuniões ilegais, continua na prisão, uma vez que não solicitou a liberdade sob fiança até a data de apelação, cuja primeira audiência pode acontecer no próximo dia 7 de novembro.

Tanto Law quanto Wong deverão apresentar-se em dependências policiais uma vez por semana e entregar seus passaportes às autoridades judiciais.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias