Mais dois partidos opositores se recusam a participar das eleições venezuelanas

Publicado em 31/10/2017 - 20:26 Por Da Agência EFE - Caracas

Os partidos opositores Bandeira Vermelha {Bandeira Roja - BR) e Movimento Progressista da Venezuela (MPV) se somaram nesta terça-feira (31) à lista de legendas que se recusam a participar das eleições municipais de dezembro no país. A informação é da agência EFE*.

O secretário-geral do MPV, o deputado Simón Calzadilla, garantiu em comunicado que o partido não indicará candidatos ao pleito "pelas condições adversas que há neste momento".

"A violação sistemática das leis eleitorais impedem conseguir avançar nos objetivos propostos", afirmou Calzadilla, que acusou o chavismo de impor "condições adversas diante de uma eleição tão complexa", na qual serão escolhidos mais de 300 vereadores.

O MPV assegura que seis dos oito partidos que formam o comitê político da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) já manifestaram a sua rejeição a comparecer às urnas até que seja reformado o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que acusam de ter executado uma "fraude" no pleito do último dia 15 de outubro, quando o chavismo ganhou 18 dos 23 governos em disputa.

O Bandeira Vermelha considera que a convocação para as eleições municipais feita pela governista Assembleia Nacional Constituinte "violenta a Constituição e a lei eleitoral ao arrogar [para si] funções próprias do CNE".

Além disso, o partido acusa o governo de "manter o sistema e os procedimentos abertamente fraudulentos mostrados em 15 de outubro e atropela outros possíveis concorrentes". A legenda decidiu se abster da disputa porque "nestas condições ajudaria a convalidar esta distorcida, vigarista e nefasta engrenagem eleitoral imposta pelas máfias governamentais".

O partido também "convocou à luta por um sistema eleitoral que respeite os princípios democráticos universais e as pautas constitucionais e legais", seguindo a linha de outros partidos que pedem a mudança do sistema eleitoral. A MUD e boa parte da comunidade internacional não reconhece o conjunto dos últimos resultados eleitorais.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.