Milhares de pessoas marcham em Barcelona contra declaração de independência

Publicado em 29/10/2017 - 10:24 Por Da Agência EFE - Madri

Pro-unity supporters take part in a demonstration in central Barcelona, Spain, October 29, 2017. REUTERS/Yves Herman TPX IMAGES OF THE DAY

Manifestação reuniu milhares de pessoas no centro de Barcelona REUTERS/Yves Herman

Milhares de pessoas se manifestaram hoje (29) no centro de Barcelona contra a declaração de independência promovida sexta-feira passada pelo parlamento da Catalunha e a favor da unidade da Espanha.

"Todos somos a Catalunha" foi o lema dessa passeata organizada por uma entidade denominada Sociedade Civil Catalã (SCC), que cifrou em 1,1 milhão de pessoas o total de manifestantes, enquanto a Guarda Urbana de Barcelona contabilizou 300 mil manifestantes.

Esses três grupos abandonaram o plenário do parlamento catalão na sexta-feira (27) antes da votação da resolução sobre a independência da Catalunha.

Horas depois, o Conselho de Ministros do governo espanhol, após receber autorização do Senado, decretou a destituição de todo o gabinete regional e a dissolução do parlamento autônomo, com a convocação de eleições para o próximo dia 21 de dezembro.

Políticos lideram ato deste domingo

Na liderança da manifestação deste domingo, figuraram dirigentes políticos, incluindo a ministra de Saúde espanhola, a catalã Dolors Montserrat.

Ao longo do percurso foram vistas várias bandeiras espanholas, mas também da Catalunha e europeias, e os cantos de Viva Espanha e Viva Catalunha. As informações são da agência de notícias EFE.

Ao final da manifestação, discursaram o ex-ministro do PP, Josep Piqué, o ex-ministro socialista e ex-presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, e o ex-líder do Partido Comunista Espanhol, Paco Frutos.

Os três falaram a favor da convivência e da concórdia e rejeitaram as tentativas de dividir os catalães que atribuíram aos independentistas.

Por sua vez, o manifesto lido pelos organizadores pediu sensatez para superar a atual crise e voltar à legalidade e à convivência pacífica.

*Matéria atualizada às 17h51 para incluir informações sobre o número de participantes e as declarações de líderes políticos

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: .

Últimas notícias