Nate passa a tempestade tropical, mas segue produzindo fortes chuvas nos EUA

Publicado em 08/10/2017 - 12:43 Por Da Agência EFE - Miami

As projeções indicam que Nate se deslocará para o norte através do litoral caribenho da América Central e do México e pode se transformar em furacão no sábado

Deslocamento de Nate pela América Central -EFE/NOAA/NHC

A tempestade tropical Nate se enfraqueceu nas últimas hoas, mas continua produzindo fortes chuvas no sudeste dos Estados Unidos (EUA), onde, além disso, o nível do mar continua subindo e já chega a 2,5 metros em algumas áreas. A informação é da Agência EFE.

A Nate, que na noite desse sábado (7) tocou a terra como furacão de categoria 1 perto da foz do Rio Mississipi, no Sul dos Estados Unidos, se desloca sobre terra firme do Alabama a 23 milhas por hora (37 km/h).

"Na trajetória traçada, o centro de Nate continuará se movendo terra adentro pelo extremo Sul, o Vale do Tennessee e o centro dos Montes Apalaches até segunda-feira [9]", previu o Centro Nacional de Furacões (NHC, a sigla em inglês) em seu último boletim.

Após tocar a terra com ventos máximos sustentados de 85 milhas por hora (quase 140 km/h), o ciclone diminuiu sua potência e apresenta agora ventos de 45 milhas por hora (75 km/h), com rajadas mais fortes, e é esperado seu progressivo enfraquecimento até se dissipar amanhã.

A faixa litorânea que se estende desde a fronteira entre os estados do Alabama e do Mississipi e o oeste da Flórida ainda estão sob aviso de tempestade tropical.

Nate, em sua passagem pela América Central, causou a morte de pelo menos 25 pessoas.

Após os devastadores Harvey e Irma, Nate foi o terceiro furacão a tocar a terra nos Estados Unidos na atual temporada.

Edição: -

Últimas notícias