Governo e oposição venezuelana concordam com pontos da agenda para diálogo

Publicado em 17/11/2017 - 05:45 Por Da Agência EFE* - Santo Domingo

O governo da Venezuela e a oposição consideraram positiva a reunião que tiveram nessa quinta-feira (16), em Santo Domingo (República Dominicana), visando a elaborar a agenda do diálogo que seus representantes manterão nos dias 1º e 2 de dezembro, na capital dominicana, para discutir a crise no país. A informação é da Agência EFE.

Essa posição foi manifestada separadamente por Jorge Rodríguez, representante do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o opositor Gustavo Velásquez, ao final da reunião, da qual também participaram o ministro das Relações Exteriores dominicano, Miguel Vargas, e o ex-presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero.

Rodríguez e Velásquez afirmaram que o encontro permitiu que as duas partes concordassem com os pontos da agenda para o diálogo e agradeceram ao presidente dominicano, Danilo Medina, pelo sucesso da negociação.

"Estamos muito perto de conseguir um acordo definitivo. Avançamos muito e não acho que vamos necessitar de mais quatro anos para conseguir um acordo de convivência", disse Rodríguez, ao fim do encontro.

O vice-presidente de Comunicação da Venezuela afirmou que as discussões entre o governo e a oposição resultam num "esforço compartilhado" a favor da democracia, da paz e do bem-estar do país.

"O ponto principal das discussões é respeitar as garantias políticas e econômicas para as eleições na Venezuela no próximo ano, para parar a violência externa contra a o país", disse o representante oficial. "Estamos saindo muito satisfeitos" da reunião, acrescentou.

Além disso, os dois grupos destacaram que o diálogo do início de dezembro, em Santo Domingo, será mantido com a participação dos chanceleres de seis "países amigos", assim como Medina e Rodríguez Zapatero.

O México, Chile, a Nicarágua, o Paraguai e a Bolívia são as nações confirmadas para o diálogo. O sexto país será anunciado hoje pelo governo venezuelano.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias