Governo espanhol alerta para estagnação na criação de empregos na Catalunha

Publicado em 03/11/2017 - 10:03 Por Da Agência EFE* - Madri

O governo da Espanha afirmou nesta sexta-feira (3) que os dados de desemprego de outubro deste ano mostram a estagnação da criação de postos de trabalho na Catalunha. A região liderou em outubro a alta do desemprego na Espanha, com 14.698 desempregados a mais, o dobro do mesmo mês de 2016.

"A criação de emprego está parando na Catalunha porque a estabilidade política é fundamental para a criação de emprego e oportunidades", argumentou a ministra de Emprego e Seguridade Social espanhola, Fátima Báñez, em entrevista.

Ela se referiu assim ao processo separatista, promovido pelos ex-governantes catalães, que foram destituídos pelo Executivo espanhol no último dia 27 de outubro, logo depois que o Parlamento regional aprovou uma declaração de independência.

As mesmas autoridades catalãs tinham organizado antes, em 1º de outubro, um referendo de autodeterminação, considerado ilegal pela Justiça espanhola.

Fatima Báñez lembrou que foram criados apenas 1.700 empregos na Catalunha no último mês, quando em regiões similares, como Madri e na Comunidade Valenciana, esses números chegaram a 38 mil e 39 mil, respectivamente.

Segundo dados do Serviço Público de Emprego Estatal, publicados hoje, o número de desempregados aumentou em 56.844 pessoas em toda a Espanha em outubro, em comparação com setembro. O  número total subiu para 3.467.026.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.