Inundações-relâmpago matam ao menos 15 pessoas perto de Atenas

Publicado em 16/11/2017 - 06:09 Por Vassilis Triandafyllou e Alkis Konstantinidis*, da Agência Reuters - Mandra (Grécia)

Pelo menos 15 pessoas morreram em inundações-relâmpago na Grécia nesssa quarta-feira (15). O incidente foi o que mais causou mortes nos últimos anos, quando uma onda de lama vermelha varreu cidades a oeste da capital Atenas, depois de chuvas pesadas, disseram autoridades.

Chuvas torrenciais desse tipo são incomuns no país, cuja infraestrutura deficiente pode deixar os cidadãos vulneráveis a enchentes.

O dilúvio desencadeado da noite para o dia transformou ruas das cidades industriais de Nea Peramos e Mandra, cerca de 27 quilômetros a oeste de Atenas, em rios velozes e deixou dezenas de pessoas presas em suas casas ou carros.

Alguns moradores foram obrigados a subir em telhados e sacadas, enquanto carros eram lançados contra varandas ou virados de lado. Doze pessoas foram resgatadas de um ônibus em uma ponte.

"Este é um desastre bíblico", disse Yianna Krikouki, prefeito de Mandra, à emissora estatal ERT. "Tudo se foi".

Veículos pesados, um ônibus e carros ficaram presos debaixo de mais de um metro de água em uma via expressa próxima. A força da água rompeu muros e invadiu estradas.

"As paredes ruíram, os carros foram arrastados e quebraram tudo aqui. Não sobrou nada", disse a moradora de Mandra Marina Kolia. "A água está em todos os lugares da casa".

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias