Submarino argentino com 44 tripulantes está desaparecido no Atlântico Sul

Chile, Estados Unidos e Reino Unido ofereceram ajuda à Argentina na

Publicado em 17/11/2017 - 18:35 Por Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil - Buenos Aires

O Chile, os Estados Unidos e o Reino Unido ofereceram ajuda à Argentina, nesta sexta-feira (17), na busca do submarino militar San Juan. A embarcação, com 44 tripulantes a bordo, perdeu contato com a terra na quarta-feira (15).

 Armada Argentina

O submarino San Juan, da Armada Argentina, que está desaparecido desde quarta-feira.Divulgação: Armada Argentina

O submarino partiu de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, rumo a Mar del Plata, a 400 quilômetros da capital, Buenos Aires. O porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi, disse que não ha indícios de que a embarcação tenha afundado. Segundo o porta-voz, pode ter havido falha nos sistemas de comunicação ou propulsão.

“O San Juan funciona com baterias elétricas que é preciso recarregar com regularidade”, explicou Balbín, acrescentando que a última comunicação com o submarino ocorreu na quarta-feira (15) de manhã.

As buscas começaram às 22h de quinta-feira (16) numa área que, segundo Balbi, é grande. O submarino navegava a cerca de 430 quilômetros da costa argentina. Os ventos fortes, que poderão chegar a 90 quilômetros por hora, e a previsão de um temporal, dificultam as operações.

 

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias