Anistia acusa China de aproveitar o Natal para condenar dissidentes

Publicado em 27/12/2017 - 07:16 Por Da Agência EFE* - Pequim

A organização Anistia Internacional (AI) acusou a China de aproveitar o Natal - uma época de menor presença de diplomatas e imprensa internacional no país - para silenciar dissidentes políticos, como reação às penas impostas na terça-feira contra os ativistas Wu Gan e Xie Yang. A informação é da Agência EFE.

"É uma vergonha que as autoridades chinesas tenham escolhido o dia posterior ao do Natal para tratar o caso de duas pessoas que ficaram num limbo legal, após a campanha sem precedentes contra ativistas e advogados de direitos humanos iniciada em 2015", afirmou em comunicado o pesquisador da organização para a China Patrick Poon.

"Realizar julgamentos injustos e sentenças politizadas de defensores dos direitos humanos num momento no qual é mais difícil que diplomatas, jornalistas, observadores internacionais e opinião pública respondam ao cínico cálculo político", ressaltou Poon.

Wu Gan, um ativista conhecido pelas suas campanhas em defesa de direitos humanos tanto nas vias públicas quanto por meio da internet, foi condenado na terça-feira a oito anos de prisão por "subversão", um crime frequentemente usado contra presos políticos na China.

O advogado Xie Yang, que defendeu vários casos relacionados com os direitos humanos na China, também foi considerado culpado desse crime. A sentença, separada, foi estabelecida ontem, embora os tribunais tenham lhe absolvido de ir para a prisão por considerar que tinha confessado seus crimes.

"Ao tentar esquivar a apuração da imprensa e da comunidade internacional, o governo chinês não pode ocultar o fato de que esses vergonhosos julgamentos não se sustentam", acrescentou Poon.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias