Apagão atinge diversas partes da capital da Venezuela

Publicado em 18/12/2017 - 21:13 Por Da Agência Reuters - Caracas

VeneVenezuelanos lotam as ruas em Caracas, após paralisação no metrô por blecaute

Venezuelanos lotam as ruas em Caracas, após paralisação no metrô por falta de energiaREUTERS/Marco Bello

Um apagão atingiu diverdas partes da capital da Venezuela, Caracas, assim como os estados vizinhos de Miranda e Vargas, durante a tarde desta segunda-feira, no que críticos disseram ser outro sinal da crise econômica do país rico em petróleo. A informação é da Reuters.

Autoridades disseram que a falta de energia, que começou por volta do meio-dia (horário local), foi ocasionada pela queda de um importante cabo ligando a usina elétrica e uma torre de transmissão. O ministro da Energia, Luis Motta, disse que o serviço seria completamente restaurado até o final da tarde.

O apagão afetou algumas linhas telefônicas e parte do metrô de Caracas. Muitos trabalhadores não tiveram escolha senão voltar andando para casa. A mídia local informou que o aeroporto Maiquetia, nos arredores da capital, também foi impactado. Lojas e restaurantes fecharam e venezuelanos se queixaram que outro dia foi prejudicado por tumulto.

O país já luta contra a inflação mais acelerada do mundo, além de crescente desnutrição e doenças, num momento em que o sistema econômico liderado pelo Estado sofre dificuldades.

“A Venezuela desabou”, disse David Garcia, de 38 anos, ao entrar na fila por um cachorro-quente em um barraca na região mais rica de Chacao. Ele havia passado duas horas procurando um restaurante aberto, porque não podia cozinhar em casa.

“Este é um sintoma de um país desabando por conta da negligência daqueles no poder”, tuitou o parlamentar da oposição Tomás Guanipa.

A Venezuela tem sofrido nos anos recentes frequentes apagões, que críticos atribuem ao investimento insuficiente após a nacionalização do setor elétrico, em 2007. O governo, em alguns casos, atribuiu os apagões a sabotagens.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias