Coreia do Sul e Estados Unidos finalizam manobras aéreas

Publicado em 08/12/2017 - 08:03 Por Da Agência EFE - Seul

As forças aéreas de Coreia do Sul e Estados Unidos encerraram hoje (8) o exercício Vigilant ACE, um enorme desdobramento de soldados e equipamentos que serviu como resposta ao último lançamento de mísseis da Coreia do Norte.

Segundo informou à Agência EFE um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, os aliados encerraram os cinco dias de exercícios nos quais os Estados Unidos usaram caças furtivos F-22 e F-35, um bombardeiro estratégico B-1B e vários Ea-18G, caças-bombardeiros projetados para a chamada guerra eletrônica.

O Vigilant ACE foi uma mobilização aérea nunca antes vista na península coreana desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953.

O Vigilant ACE tem uma frequência anual e já tinha sido planejado antes de a Coreia do Norte realizar no dia 29 de novembro o seu último teste de mísseis balísticos.

O exército norte-coreano disparou como teste o míssil Hwasong-15, o que deixa o governo de Pyongyang cada vez mais perto de poder atingir os Estados Unidos com uma arma nuclear.

Durante estas últimas manobras conjuntas, os aliados simularam ataques sobre falsas instalações nucleares norte-coreanas e plataformas de autopropulsão, como as usadas pelo regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un para posicionar seus mísseis.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias