Embaixador da Venezuela na ONU renuncia após pedido de Nicolás Maduro

Publicado em 05/12/2017 - 18:18 Por Da Agência EFE - Nova York (EUA)

Embaixador venezuelano nas Nações Unidas, Rafael Ramírez, anunciou sua renúncia

Embaixador venezuelano nas Nações Unidas, Rafael Ramírez, anunciou sua renúnciaEFE/Miguel Rajmil/Arquivo

O embaixador da Venezuela na ONU, Rafael Ramírez, anunciou nesta terça-feira (5) que ontem apresentou sua renúncia ao cargo, após um pedido do presidente Nicolás Maduro. A renúncia foi comunicada pelo próprio Ramírez em sua conta no Twitter e confirmada por fontes da missão venezuelana na ONU. A informação é da agência EFE.

Em sua mensagem, o embaixador inclui uma carta dirigida ao chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, na qual também faz uma análise de sua gestão, que começou em 5 de janeiro de 2015.
Na carta, Ramírez menciona uma conversa com Arreaza em data não especificada e diz que renuncia como embaixador na ONU cumprindo com a "instrução" recebida de Maduro para que deixe de representar a Venezuela nas Nações Unidas.

"Fui removido pelas minhas opiniões", afirmou no Twitter o diplomata e ex-presidente da companhia petrolífera venezuelana PDVSA. "Continuarei, aconteça o que acontecer, leal ao comandante Chávez", acrescenta Ramírez, citando o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez.

Em sua carta a Arreaza, Ramirez afirma que a decisão de renunciar foi "muito difícil", pois envolve encerrar suas funções quando o país atravessa "uma situação de crise político-econômica onde a frente internacional adquiriu uma relevância extraordinária. Não obstante, diante da decisão do presidente, não tive outra escolha".

O diplomata tinha criticado recentemente a gestão econômica do governo Maduro e defendido seu próprio trabalho à frente da PDVSA, que atualmente é alvo de uma profunda investigação das autoridades venezuelanas por supostos atos de corrupção.

Críticas sinceras

Na carta de renúncia, Ramírez afirma que todas as suas observações foram feitas "honestamente e em público, depois de expressá-las insistentemente nos espaços políticos correspondentes. Esperava que fossem bem recebidas, mais ainda quando estão colocadas de maneira construtiva, com a única intenção de gerar uma discussão criativa, revolucionária, com o único objetivo de superar juntos esta situação".

O diplomata também afirma que, a partir de sua renúncia, "aumentarão os ataques e os vilipêndios" contra ele, "como já fizeram algumas vozes ofensivas e astuciosas".

Novo titular 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou nesta terça-feira o ex-chanceler Samuel Moncada como novo embaixador do país na ONU após a renúncia de Rafael Ramírez. 

Moncada  ocupava o cargo de vice-ministro das Relações Exteriores para a América do Norte e foi chanceler da Venezuela antes da designação do atual, Jorge Arreaza.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

* Matéria atualizada às 18h57 para inclusão de novas informações

Edição: -

Últimas notícias