Enviado da Síria culpa Ocidente e sauditas por fracasso nas conversas de paz

Publicado em 14/12/2017 - 18:49 Por Por Stephanie Nebehay e Tom Miles - Da Agência Reuters - Genebra (Suíça)

O negociador do governo da Síria nas negociações de paz em Genebra, Bashar al-Ja'afari, acusou a oposição do país, apoiada por países ocidentais e pela Arábia Saudita, de sabotar uma rodada de conversas liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que terminou nesta quinta-feira (14) sem nenhum resultado. A informação é da Reuters.

Al-Ja'afari disse que Damasco não queria que as conversas fracassassem, mas que a oposição síria estabeleceu uma pré-condição ao concluir uma conferência conhecida como "Riad 2", no mês passado, com a declaração de que o presidente sírio, Bashar al-Assad, não tem nenhum papel a desempenhar na transição política do país. "Esse comunicado é uma chantagem ao processo de paz de Genebra", disse ele aos repórteres.

"Aqueles que elaboraram o comunicado de Riad 2 foram os mesmos que sabotaram esta rodada. Com isso quero dizer os sauditas e os operadores dos sauditas, que são os países ocidentais. Eles não querem que o processo de paz tenha sucesso", destacou Ja'afari. Segundo ele, a delegação síria presente em Genebra se engajou seriamente na rodada, que ele disse ter se concentrado no combate ao terrorismo.

O anúncio da nova rodada foi feito pelo enviado especial das Nações Unidas, Staffan de Mistura, em Genebra.Os temas do encontro serão transição política, nova Constituição, eleições livres e medidas antiterrorismo.

Enviado especial das Nações Unidas, Staffan de Mistura Foto: ONU/Violaine Martin;/Arquivo

O enviado especial da ONU para a Síria e mediador das conversas, Staffan de Mistura, aproveitou uma entrevista de televisão na cidade suíça e fez um apelo à Rússia para que convença seu aliado Assad da necessidade de firmar um acordo de paz para acabar com a guerra de quase sete anos na Síria.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias