Fortes ventos podem dificultar combate a incêndios na Califórnia

Publicado em 09/12/2017 - 13:58 Por Da Reuters - Ventura (Califórnia, EUA)

Bombeiros trabalham hoje (9) para conter seis fortes incêndios no sul da Califórnia, que destruíram centenas de edifícios e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir antes que os ventos se intensificassem novamente. Os incêndios mataram pelo menos uma pessoa, destruíram 500 estruturas e feriram dez pessoas, incluindo quatro bombeiros. A informação é da agência Reuters.

Estimativas preveem o aumento da intensidade das rajadas de vento até a noite deste sábado, desafiando os 8.700 bombeiros que lutam contra as chamas que se movem rapidamente há cinco dias da área de San Diego pela Costa do Pacífico, até o condado de Santa Bárbara.

O fortalecimento dos ventos "potencialmente amplia o risco dos incêndios se espalharem", disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia. "Os bombeiros têm aproveitado as últimas 24 horas para tentar fazer linhas de contenção e fortalecê-las para que isso não aconteça."

No auge, cerca de 212 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Ordens de evacuação foram suspensas em algumas áreas, notícia bem-vinda para muitos em abrigos esperando para ver se suas casas sobreviveram às chamas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, se encontrará neste sábado com residentes afetados pelo fogo e fará um tour pela área atingida no condado de Ventura, a noroeste de Los Angeles, onde o maior incêndio, o chamado Thomas Fire, carbonizou 57.850 hectares e destruiu 476 estruturas.

"Mantemos nossos vizinhos e californianos em nossos corações e mentes. Vamos nos recuperar", disse ontem (8) o governador no Twitter.

Uma mulher de 70 anos morreu em uma batida de carro na quarta-feira após inalar fumaça e ter queimaduras ao longo da rota de evacuação em Santa Paula, segundo reportagem do jornal Ventura County Star, citando o médico Christopher Young.

Mais de 3.800 bombeiros de Portland, Oregon e Nevada combatiam o Thomas Fire, que estava 10% contido na sexta-feira, ante 5% na quinta-feira (7).

A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios na região norte do Estado que resultaram em perdas asseguradas de mais de US$ 9 bilhões em outubro. Aqueles incêndios, que foram concentrados na região de vinhos da Califórnia, mataram 43 pessoas.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.