Irlanda diz que definição de fronteira pós-Brexit é possível ainda este mês

Publicado em 01/12/2017 - 16:17 Por Por Padraic Halpin - Dublin

Um avanço sobre a definição da fronteira da Irlanda depois do Brexit, como é conhecida a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), é "viável antes de uma cúpula crucial do bloco  em duas semanas, mas as equipes de negociação ainda não chegaram lá", disse nesta sexta-feira (1o) o ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney. A informação é da Reuters.

Evitar a chamada "fronteira dura" na ilha da Irlanda é o último grande obstáculo antes das conversas do Brexit poderem progredir para as negociações do futuro relacionamento comercial britânico com o bloco e um possível acordo de transição de dois anos para a saída do Reino Unido da UE.

Na semana passada o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estabeleceu um "prazo absoluto" até segunda-feira (4) --quando a premiê britânica, Theresa May, se encontra com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e seu negociador-chefe para o Brexit, Michel Barnier-- para Londres apresentar "progresso suficiente" em sua oferta de separação.

"Vamos torcer para que consigamos fazer mais progresso nos próximos dias. Não acho que tudo precisa ser feito até a próxima segunda-feira, mas certamente precisamos ter uma posição, quando os líderes da UE se reunirem (em 14 de dezembro) quando, espero, que tenhamos um texto que todos aceitem", disse o chanceler irlandês aos repórteres.

"Acho que é viável, mas acho que existe a necessidade de algum movimento e mais flexibilidade do que vimos até agora. Não estamos onde precisamos estar hoje, mas de fato acho que é possível chegar onde precisamos estar nos próximos dias", frisou Coveney.

Se Londres atender as três principais condições da UE - um acerto financeiro para sua desfiliação, os direitos de cidadãos expatriados e a fronteira -, os líderes podem dar luz verde para as conversas comerciais na cúpula de 14 e 15 de dezembro.

Antes de poder aprovar a primeira fase, Dublin quer que May esclareça por escrito como pretende honrar o compromisso de evitar uma fronteira dura com a Irlanda, e diz que a melhor maneira de fazê-lo é manter os regulamentos dos dois lados de uma divisa que será a única fronteira terrestre do Reino Unido com o bloco depois do Brexit.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias