Milícias palestinas em Gaza lançam dois projéteis contra território israelense

Publicado em 07/12/2017 - 16:21 Por Da Agência EFE - Gaza

Dois projéteis foram disparados nesta quinta-feira da Faixa de Gaza para território israelense, durante um dia no qual milhares de palestinos protestaram contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital do Estado de Israel. As informações são da Agência EFE.

O Exército israelense identificou "dois lançamentos" desde Gaza que fizeram soar os alarmes dos conselhos regionais de Hof Ashkelon e Shaar Haneguev, no sul de Israel, embora aparentemente os artefatos tenham caído no interior da Faixa e não ultrapassaram a fronteira, informou um comunicado.

"Não há impactos confirmados em território israelense", diz a nota do Exército israelense.

Hoje, centenas de palestinos se aproximaram da divisa de Gaza para protestar contra a decisão de Trump, que também implica na mudança da embaixada americana de Jerusalém para Tel Aviv, algo que, como já manifestou Washington, pode demorar vários anos.

Os palestinos enfrentaram as tropas israelenses que patrulham a área e que responderam com disparos, ferindo seis pessoas, uma das quais está em estado crítico, segundo fontes médicas.

O movimento islamita Hamas, que tomou o controle de Gaza em 2007 e está em processo de reconciliação com o movimento nacionalista Fatah, que governa a Cisjordânia, para ceder a administração da Faixa e por fim aos dez anos de divisão política, pediu que amanhã seja iniciada a terceira intifada como resposta ao anúncio de Trump.

Ismail Haniye, chefe político do movimento islamita, advertiu hoje em entrevista coletiva que Trump "se arrependeria da sua decisão" e pediu a realização de uma reunião entre todas as partes palestinas para discutir sobre a situação e acordar as medidas políticas a seguir perante os eventos.

O Hamas pediu que na sexta-feira, dia sagrado muçulmano, seja um "Dia da Ira" e prevê que aumente a tensão e repitam as concentrações que ocorreram hoje nos territórios ocupados.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias