Ministro da Cultura peruano renuncia após indulto de Kuczynski a Fujimori

Publicado em 27/12/2017 - 17:40 Por Da Agência EFE - Lima

O ministro da Cultura do Peru, Salvador del Solar, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quarta-feira (27), na esteira dos protestos pelo indulto concedido pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski ao ex-presidente Alberto Fujimori. Pelo Twitter, Del Solar informou que entregou o cargo e agradeceu a Kuczynski por ter "dado a oportunidade de servir ao país". A informação é da EFE.

Nas últimas horas, o também ator e diretor tinha recebido inumeráveis pedidos de ativistas de direitos humanos e artistas para que deixasse o governo, para ser coerente com sua defesa dos valores democráticos e de justiça. Além da renúncia do ministro da Cultura, outras pessoas ligadas ao governo deixaram seus cargos ou passaram para a oposição nas últimas horas.

O diretor de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Roger Rodríguez, o secretário técnico da Comissão Multisetorial de Alto Nível sobre Paz, Reparação e Reconciliação, Daniel Sánchez, assim como a responsável pelo Programa de Reparações Simbólicas dessa comissão, Katherine Valenzuela, o assessor presidencial Máximo San Román, e o presidente-executivo do Instituto Nacional de Rádio e Televisão, Hugo Coya, reunciaram após a medida que favoreceu Fujimori.

Além disso, os parlamentares Alberto de Belaúnde e Vicente Zeballos deixaram a bancada governista no Congresso em protesto contra o indulto. Neste ambiente, Kuczynski empossará hoje o novo ministro do Interior, que substitui Carlos Basombrío, que renunciou na semana passada após as denúncias de supostos vínculos do presidente com a construtora Odebrecht.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias