Putin diz que buscará novo mandato presidencial em 2018

Publicado em 06/12/2017 - 18:18 Por Da Agência Reuters - Nizhny Novgorod (Rússia)

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante congresso de voluntários em Moscou 06/12/2017 REUTERS/Sergei Karpukhin

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Sergei Karpukhin/ Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (6) que buscará a reeleição em março de 2018, à medida que pesquisas de opinião indicam que ele ganhará a votação facilmente, estabelecendo a base para que ele estenda seu domínio sobre o cenário político russo por uma terceira década. A informação é da Reuters.

Putin, de 65 anos, tem estado no poder na Rússia, como presidente ou primeiro-ministro, desde o ano 2000. Se conquistar o que seria seu quarto mandato em março, Putin serviria por outros seis anos até 2024, quando fará 72 anos.

"Eu apresentarei minha candidatura para o posto de presidente da Federação Russa. Não há melhor lugar [do que esse] ou oportunidade para apresentar minha candidatura. Tenho certeza que tudo dará certo para nós," disse Putin a um público de trabalhadores em uma fábrica de automóveis na cidade de Nizhny Novgorod.

O líder russo é definido por aliados como uma figura de pai da nação, que restaurou o orgulho nacional e expandiu a influência global de Moscou com intervenções na Síria e na Ucrânia. Seus críticos o acusam de supervisionar um sistema autoritário corrupto e de anexar ilegalmente a região ucraniana da Crimeia, um passo que isolou a Rússia no cenário internacional.

Edição: -

Últimas notícias