Dez pessoas morreram em protestos no Irã no domingo, diz televisão estatal

Publicado em 01/01/2018 - 11:44 Por Michael Georgy - Repórter da Agência Reuters* - Dubai

Dez pessoas morreram durante os protestos nas ruas do Irã no domingo (31). A informação foi divulgada pela televisão estatal do país hoje (1º).

Os protestos atraíram dezenas de milhares de pessoas, no embate mais ousado contra a liderança do Irã desde os conflitos pró-reforma em 2009. A convocação de novas manifestações para esta segunda-feira aumenta a possibilidade de uma instabilidade prolongada.

"Nos eventos da noite passada, infelizmente, cerca de 10 pessoas foram mortas em várias cidades", afirmou a televisão estatal enquanto mostrava imagens de danos causados pelas manifestações. A emissora não deu mais detalhes sobre as mortes. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.

Mensagens anônimas postadas nas redes sociais convocaram iranianos a se manifestarem novamente na capital Teerã e em outros 50 centros urbanos.

O Irã é um importante produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e um poder regional, mas as frustrações cresceram domesticamente, enquanto o país está profundamente envolvido na Síria e no Iraque como parte de uma luta pela influência na região com a rival da Arábia Saudita.

Essas intervenções estrangeiras também estão alimentando revoltas na República Islâmica porque os iranianos querem que seus líderes criem empregos em vez de se engajarem em confrontos com alto custo.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias