Frente Amplio anuncia que vai pedir de novo cassação de Kuczynski

O partido alega que o presidente peruano concedeu indulto a Alberto

Publicado em 08/01/2018 - 06:04 Por Da Agência EFE* - Lima

O partido esquerdista Tierra y Libertad, da bancada da Frente Amplio, anunciou nesse domingo (7) que apresentará outro pedido de cassação contra o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, por ter concedido indulto a Alberto Fujimori, por causa de um "pacto" com o fujimorismo. A informação é da Agência EFE.

Em entrevista, o deputado Marco Arana disse que Kuczynski "voltou a incorrer pela segunda vez em um claro sinal de incapacidade moral para conduzir o país, e por isso deve renunciar ou ser destituído".

Em dezembro passado, a Frente Amplio e o partido fujimorista Força Popular traçaram a destituição de Kuczynski por causa de seus supostos vínculos com a empresa Odebrecht, mas o chefe de Governo se salvou no Congresso, com o apoio de uma facção liderada pelo filho mais novo de Fujimori, Kenji.

Três dias após a vitória no Congresso, Kuczynski concedeu o indulto humanitário e direito de graça, que impede novos julgamentos, a Alberto Fujimori, enquanto estava internado em uma clínica de Lima.

O porta-voz da Frente Amplio acrescentou que houve um "pacto de impunidade" entre o governo e o grupo liderado por Kenji Fujimori para dar o indulto ao ex-presidente, que cumpria sentença de 25 anos de prisão por abusos contra os direitos humanos.

"Isso é uma afronta nacional", destacou Arana. O congressista disse ainda que "é inaceitável que tenham sido concedidos esses benefícios (de indulto e direito de graça) a um dos presidentes mais corruptos no mundo".

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias