Rajoy diz que é inviável Puigdemont ser presidente da Catalunha a distância

Publicado em 15/01/2018 - 15:06 Por Da EFE* - Madri

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, avisou nesta segunda-feira (15) que o líder independentista catalão Carles Puigdemont não poderá formar governo na "impossível" hipótese de ser eleito presidente regional da Catalunha a distância, pois se encontra na Bélgica foragido da Justiça espanhola. As informações são da EFE.

Se Puigdemont chegar a ser designado pelo Parlamento catalão nessas circunstâncias, deverá tomar posse e isso requer fazê-lo fisicamente, explicou Rajoy, ou seja ele teria que retornar à Espanha.

"Se não o fizer, o Artigo 155 [da Constituição espanhola] continuará em vigor", avisou o chefe de governo, segundo decidiu o Senado espanhol para frear o processo independentista catalão.

Esse artigo permite ao Governo espanhol, com prévia autorização do Senado, assumir diretamente as funções desempenhadas pelas autoridades de qualquer região quando estas descumprirem as obrigações impostas pela Constituição e outras leis.

Na Junta Diretiva Nacional do seu partido, o conservador PP, Rajoy apelou "ao realismo e ao senso comum" diante da pretensão de Puigdemont de ser empossado estando fora da Espanha e garantiu que o Governo entrará com um recurso imediatamente no Tribunal Constitucional caso isso aconteça.

Para Rajoy, é "absurdo" Puigdemont pretender ser candidato a presidente da Catalunha estando em Bruxelas "e foragido da Justiça". Para ele, não se trata de um problema de leis, mas sim de uma questão "de puro bom senso".

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias