Rebeldes sírios apoiados pela Turquia dizem que tomaram quatro povoados em Afrin

Publicado em 22/01/2018 - 09:39 Por Da Agência EFE* - Beirute

As facções rebeldes sírias e suas aliadas, as Forças armadas da Turquia, tomaram nesta segunda-feira (22) o controle de quatro povoados no norte do enclave curdo-sírio de Afrin, no Noroeste do país árabe, afirmou o comandante da Divisão Sultan Murad, o coronel Ahmad Ozman.

Em declarações por telefone à Agência EFE, Ozman explicou que os insurgentes sírios e o Exército turco avançaram no começo da manhã e conseguiram o domínio das localidades de Sheikh, Basi, Marsu e Haftar, assim como do monte de Sheikh Haruz, no norte e noroeste de Afrin.

Desde sábado (20), Afrin, situado no noroeste da província de Aleppo e controlado por milícias curdas, é alvo de ofensiva das Forças Armadas turcas, que têm o apoio de facções do opositor Exército Livre Sírio (ELS).

O coronel Ozman, cujo grupo, integrado sobretudo por combatentes turcomanos (uma minoria que fala turco), faz parte do ELS, explicou que 5 mil guerrilheiros de facções opositoras sírias participam da ofensiva, "embora espera-se que no futuro sejam mais".

O jornal turco Hürriyet informou hoje que soldados turcos, junto com milícias aliadas do ELS, avançaram quase oito quilômetros em Afrin, onde, segundo afirmou, controlam 11 povoados.

A operação pretende expulsar as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção do Povo (YPG) desse enclave e estabelecer uma área de segurança de 30 quilômetros de extensão a partir da fronteira turca.

Ancara considera as YPG, que controlam Afrin, uma organização terrorista e uma mera filial do grupo armado ativo em solo turco Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias