Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trump cancela visita a Londres marcada para o início deste ano

Ele disse que suspendeu a viagem, pois seu antecessor, Barack Obama,

Publicado em 12/01/2018 - 06:46

Por Da Agência EFE* Washington

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (12) no Twitter que cancelou uma visita prevista para o início deste ano ao Reino Unido, com o objetivo de inaugurar a nova embaixada americana em Londres. A informação é da Agência EFE.

Trump disse que suspendeu a viagem, pois seu antecessor, Barack Obama, vendeu mal a antiga embaixada e que não quer inaugurar uma nova.

"A razão pela qual cancelei minha viagem a Londres é que não sou um grande fã do governo de Obama, que vendeu talvez a embaixada de melhor qualidade e melhor localizada de Londres por 'amendoins', apenas para construir uma nova, em má localização, por US$ 1,2 bilhão. Um negócio ruim", acrescentou Trump no Twitter.

Na realidade, o presidente que em 2008 tomou a decisão de mudar a embaixada foi George W. Bush, como aparece em artigos da imprensa publicados na época.

O jornal britânico The Guardian, que entrevista fontes governamentais, informou que Trump decidiu cancelar a visita a Londres por medo de ser recebido com grandes protestos e, em seu lugar, estará o secretário de Estado, Rex Tillerson, que se encarregará de inaugurar a nova missão diplomática.

Os EUA decidiram deixar a antiga embaixada em Londres, localizada no exclusivo bairro de Mayfair, por razões de segurança, pois o governo gastou durante anos grande quantidade de dinheiro na tentativa de proteger o edifício. Depois, decidiu que era melhor se mudar para o distrito de Nine Elms, no sul de Londres.

Apenas em 2007, Washington gastou US$ 15 milhões para melhorar a segurança da antiga embaixada, segundo artigo do The New York Times publicado em junho de 2015.

Em janeiro do ano passado, ao visitar a Casa Branca logo depois da posse de Trump, a primeira-ministra britânica, Theresa May, convidou o presidente para uma visita de Estado ao Reino Unido.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas