Aprovação do orçamento pelo Congresso dos EUA deixa de fora o Daca

Publicado em 09/02/2018 - 12:43 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil * - Washington

O Congresso dos Estados Unidos aprovou hoje (9) o orçamento federal após duas paralisações por falta de acordo entre maioria republicana e minoria democrata. A peça orçamentária vale por dois anos e foi aprovada com o apoio de um significativo número de parlamentares democratas, que renunciaram assim ao que tinha sido sua principal condição nas negociações: a regularização de cerca de 800 mil jovens imigrantes ilegais denominados “dreamers” (sonhadores).

Os democratas tentaram sem sucesso usar a aprovação como barganha para garantir que o benefício do Programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca, na sigla em inglês) – que regularizaria os imigrantes que chegaram aos EUA quando eram menores de idade, fosse mantido .

Além disso, causou polêmica entre republicanos e democratas o projeto que aumenta em US$ 300 bilhões o orçamento. Para ser aprovado o governo conseguiu convencer 73 democratas a votar à favor, mas teve 77 votos contrários dentro do próprio partido republicano, que é maioria na Câmara. A ala mais conservadora republicana criticou o forte aumento e alertou para que o fato dos gastos públicos estarem atingindo o limite.

* Com informações da Agência EFE

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias