Cidade do Cabo adia para maio colapso de água

Publicado em 05/02/2018 - 16:11 Por Da Agência EFE - Cidade do Cabo, África do Sul

As autoridades locais da Cidade do Cabo adiaram até a metade de maio - graças a um racionamento do consumo no setor agrícola - o chamado "dia zero", data na qual se estima que a cidade ficará virtualmente sem água, evento anteriormente previsto para abril.

"Atualmente o setor de agricultura gasta 30% do fornecimento de água. Este número deve cair para 15% em março e 10% em abril", calculou o vice-prefeito Alderman Ian Neilson em comunicado.
Esta redução se deve a um acordo firmado com os agricultores, e a prefeitura alerta que "não há nenhum tipo de controle sobre o consumo" e por isso essa é "a melhor estimativa que podem fazer com a informação com a qual contam".

"É uma redução bem recebida no uso da água, que dá esperança à Cidade do Cabo e a outros municípios próximos, mas é importante que reduzamos o consumo para 450 milhões de litros por dia para prevenir que fiquemos sem as provisões que nos restam", diz o comunicado.

A nota também informou que não houve nenhuma redução significativa do uso urbano de água, por isso fica mantida a recomendação para que os cidadãos não usem mais de 50 litros por pessoa ao dia. A grave seca na região é um fenômeno incomum, já que não só deriva da escassez de chuvas que caracterizou a última temporada (abril-outubro), mas também nos dois anos anteriores.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), só em um banho de cinco minutos são gastos cerca de 100 litros de água.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias