Estados Unidos pedem que Irã retire seus militares e milícias da Síria

Publicado em 14/02/2018 - 13:49 Por Da Agência EFE - Amã

secretario de Estado estadounidense, Rex Tillerson

Rex Tillerson fez a declaração em Amã (Jordânia)EFE/ Andre Pain

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, pediu nesta quarta-feira (14), que o Irã retire seus militares e milícias da Síria, para facilitar o processo de paz na região que está sendo promovido pela ONU em Genebra. A informação é da agência Efe.

A declaração foi feita por Tillerson em entrevista coletiva conjunta em Amã, capital da Jordânia, ao lado do seu homólogo jordaniano, Ayman Safadi, e foi dada em resposta a uma pergunta sobre o ataque israelense lançado no sábado passado contra "alvos iranianos" na Síria .

"Este incidente ilustra que a presença do Irã na Síria está desestabilizando a região", comentou o secretário americano, que acrescentou que os EUA se "preocuparam" com esse incidente, no qual foi derrubado um F-16 israelense. O chefe da diplomacia americana assegurou também que seu país apoia o processo de Genebra e ressaltou que as negociações deveriam conseguir "a democracia e a integridade territorial" da Síria.

Tillerson está em viagem pelo Oriente Médio, que incluiu escalas no Egito e no Kuwait, e depois de Amã, se dirigirá ao Líbano e à Turquia.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias