Influenciados por sites, 40 menores se suicidaram em Moscou em 2017

Publicado em 06/02/2018 - 13:42 Por Da Agência EFE - Moscou

Um total de 40 menores de idade se suicidaram em Moscou ao longo de 2017 por influência de "grupos da morte" online, segundo informaram nesta terça-feira (6) fontes oficiais. "Há sites de suicidas. Só em Moscou e província, 40 meninos se suicidaram após acessar essas páginas", disse hoje Alexandr Bastrikin, titular do Comitê de Instrução (CI) da Rússia. A informação é da EFE.

"Quantos menores a mais temos que perder para levarmos a sério esse assunto?", perguntou o chefe do CI. Ele lembrou que previamente os investigadores russos propuseram o bloqueio dos sites suspeitos sem esperar a autorização judicial.

"Estamos falando de um enfoque equilibrado, sem cair em extremos. Precisamente na internet é onde hoje em dia há uma guerra pela nossa juventude, (temos que ver) o caminho que vamos tomar", falou Bastrikin.

No ano passado, a Rússia aprovou uma lei que impõe penas de prisão de até seis anos pela indução ao suicídio de menores, numa tentativa de frear a propagação dos chamados "grupos da morte" nas redes sociais.

A norma, implantada depois que a imprensa denunciou a existência de "grupos da morte virtuais” que teriam incentivado o suicídio para mais de 100 adolescentes russos, elevou a incitação ao suicídio para a categoria de delito grave.

Segundo as estatísticas oficiais, o maior número de suicídios juvenis na Rússia foi registrado em 2016, com 720 mortes.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias