Candidato presidencial das Farc é hospitalizado na Colômbia

Publicado em 01/03/2018 - 19:48 Por Da Agência EFE - Bogotá

President of Colombia Juan Manuel Santos (L) and Chief of the FARC Rodrigo Londono Echeverry a.k.a. 'Timochenko' (R) shake hands after signing the new peace agreement 24 novembro 2016

O presidente colombiano Juan Santos(E) e o comandante das Farc, Rodrigo Timochenko, apertam as mãos após assinar acordo de paz em Bogotá Ag. Lusa/ETA/Mauricio Castaneda/Arquivo

O candidato presidencial da Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc), partido político que sucedeu a guerrilha de mesma sigla, Rodrigo Londoño, conhecido pelo codinome de "Timochenko" durante sua época como guerrilheiro, foi hospitalizado nesta quinta-feira (1o) em uma cidade próxima a Bogotá após sentir dores no peito.

Segundo um comunicado da Farc, "o presidente do partido e candidato presidencial Rodrigo Londoño, depois de realizar seus exercícios diários, sofreu uma dor torácica, motivo pelo qual foi levado ao Hospital San Rafael, de Fusagasugá, para uma revisão médica". Fusagasugá é uma cidade situada a 76 quilômetros da capital Bogotá.

Segundo o Conselho Político Nacional das Farc, Londoño, de 59 anos, está "sob observação médica e à espera dos resultados de exames". Além disso, o órgão agradeceu pelas demonstrações de solidariedade que diz ter recebido de distintas personalidades e setores do país.

Esta é a segunda vez que Timochenko é hospitalizado na Colômbia. A primeira foi em julho do ano passado, quando foi internado em uma clínica devido a um acidente vascular cerebral trombótico leve. Dias depois, ele recebeu alta e viajou para Cuba para continuar o tratamento.

Desde 2015, Londoño teve vários problemas de saúde, inclusive em Cuba, situação que então foi classificada pelos membros do secretariado das Farc como um "susto".

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias