EUA dizem que transição presidencial mostra força da democracia no Peru

Publicado em 23/03/2018 - 19:10 Por Da Agência EFE - Washington

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira (23) que a transição presidencial no Peru, consolidada hoje com a posse do novo presidente Martín Vizcarra após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, mostra a força da democracia do país. A informação é da EFE.

"O respeito à Constituição durante essa transição reflete a força do país como uma democracia resiliente, compatível com os princípios articulados na Carta Democrática Interamericana", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert. Ela destacou a importância da democracia representativa no hemisfério, defendendo a separação de poderes, o exercício do poder de acordo com o Estado de direito e a responsabilidade.

Kuczynski renunciou na quarta-feira, pressionado pelo Congresso, após a revelação de vídeos e áudios nos quais aliados tentam comprar votos de um representante da oposição para impedir a cassação do presidente pelo recebimento de dinheiro da Odebrecht.

Heather disse que os EUA esperam trabalhar com o novo governo de Vizcarra, avançando na relação bilateral com o Peru, especialmente em segurança, comércio e respeito aos direitos humanos. "Trabalharemos com o Peru na Cúpula das Américas de abril, em Lima, onde reafirmaremos o compromisso coletivo de nosso hemisfério com a democracia", falou.

A Casa Branca confirmou que o presidente Donald Trump manterá sua viagem à Cúpula das Américas.

 

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias