EUA reafirmam compromisso com minoria rohingya em Bangladesh

Publicado em 03/03/2018 - 16:55 Por *Da Agência EFE - Daca

A diretora para o Sul e Centro da Ásia do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Lisa Curtis, reafirmou neste sábado (3) em Bangladesh o compromisso americano com a minoria muçulmana rohingya refugiada em Bangladesh após sua fuga do último foco de violência em Mianmar há seis meses.  A informação é da Agência EFE.

"Os Estados Unidos continuarão comprometidos em apoiar o Governo bengalês para ajudar os rohingyas, para assegurar que esta gente vulnerável esteja protegida e segura e suas necessidades cobertas", declarou Curtis à imprensa no campo de refugiados de Kutupalong, no sudeste de Bangladesh.

A funcionária americana quis passar para os rohingyas a certeza de que não estão sozinhos, já que o mundo os observa e fará "todo o possível" para se assegurar que estão "seguros e protegidos".

"E continuaremos trabalhando com o Governo birmanês para nos assegurar de que ali haja as condições para seu regresso seguro e voluntário", concluiu Curtis.

A repatriação dos refugiados rohingyas, dos quais 671 mil chegaram a Bangladesh desde agosto passado, devia ter começado em um prazo de dois meses desde a assinatura de um acordo entre os dois países, no dia 23 de novembro.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias